Inteligência em Compras

Inteligência em Compras

Objetivo:

Apresentar o cenário econômico brasileiro e internacional e os impactos na área de compras. Expor a combinação da inteligência competitiva com a inteligência de compras e como a área de Inteligência de Mercado pode contribuir em futuras tomadas de decisões estratégicas para as empresas ampliando a percepção do mercado e a capacidade para projetar cenários futuros.

Dinâmica deste módulo: exposição dos conceitos e cases reais com desenvolvimento de exercícios.

Panorama econômico no Brasil e no Mundo e os impactos em compras Inteligência Competitiva e Inteligência em Compras Desenvolvimento de informações e ferramentas de inteligência de Mercado.

Programa:

A importância do cenário macroeconômico para o planejamento de compras

  • • Cenário econômico: crescimento econômico, juros, balança comercial, taxa de cambio, preços de commodities, carga tributária
  • • Aspectos internacionais: Mercosul, China, Crise Mundial
  • • A evolução dos custos: petróleo, aço, plástico, alimentos,

A importância estratégica da área de suprimentos.

  • • Porque compra tornou-se estratégico? Como Compras atuam agregando mais competitividade à empresa?
  • • Planejamento Estratégico em Compras
  • • Strategic Sourcing

Seleção de fornecedores

  • • Critérios: preço, qualidade, custo transporte, entrega, situação financeira
  • • Single Sourcing, Multipe sourcing, Global Sourcing
  • • Cases: Indústria Automobilística e de Aviação

Inteligência Competitiva e Inteligência em Compras

  • • Inteligência competitiva e inteligência em compras
  • • Missão, objetivos,
  • • Coleta de informações e ética

Desenvolvimento de informações e ferramentas de inteligência de Mercado

  • • Sistema de informação para otimização de gestão de suprimentos (BI-Business Intelligence, SWOT, Benchmarkings, etc).
  • • Cost Drivers
  • • Análise de custos e projeções de cenários

Indicadores de Mercado x Indicadores de Desempenho de Compras

  • • Indicadores de desempenho de Compras
  • • Indicadores Externo x Performance de Compras
  • • Case práticos de redução de custos sob a óptica econômica

Instrutor: Fabio Miguel | doutor em Economia pela UFRJ, com tese sobre Estratégias de Compras das Multinacionais Automobilísticas. Tem Mestrado em Economia pela PUC, MBA em Gestão de Negócios pela FGV, e é Graduado em Economia pela UNESP. Tem 17 anos de experiência em áreas de Suprimentos e Financeira, durante os quais foi auditor da Trevisan, trabalhou 12 anos no grupo Peugeot Citroen nas áreas de Compras, Custos dos veículos no Mercosul e Planejamento Estratégico. Foi Gerente de Gestão/Inteligência de Compras para America Latino sendo responsável pela gestão, custo, inteligência, normas e auditoria, KPI’s e negociação com grandes fornecedores mundiais. Desde 2011 trabalha no Grupo Boticário como Gerente de Planejamento Financeiro de Operações, sendo responsável por custos de produtos e novos projetos. É Professor de Economia, Strategic Sourcing, Tributação para Compras, Planejamento Estratégico e Custos em MBA’s e em cursos executivos de Compras e Suprimentos.

Carga Horária: 08 horas – em 1 dia (das 8:30 às 17:30 hs)