MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS

Informações gerais

  • Área do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Carga-horária: 480 horas.
  • Dias e horários: quartas e sextas das 19h20 às 22h40
  • Dias e horários: quartas e sextas das 19h20 às 22h40
  • Matrícula: R$ 560,00 (primeira mensalidade)
  • Investimento mensal: R$ 560,00 (conheça também os outros planos a seguir)*
  • (*) valores vigentes a partir de janeiro/2017.

    Apresentação

    O MBA em Gestão Estratégica de Compras se constitui numa proposta de construção de competências focalizada na compreensão estruturada da relação entre negócios, contextos de operação e mercados, priorizando uma perspectiva analítica de movimentos de organizações e mercados em ambientes competitivos. O currículo proposto conduz ao desenvolvimento de um perfil de gestor dotado de uma perspectiva analítica de movimentos de organizações e mercados em ambientes competitivos. O curso foca no desenvolvimento de um perfil de gestor dotado das capacidades demandadas no aperfeiçoamento do desempenho de organizações e no desenvolvimento de habilidades de diagnóstico e solução e, em especial, a competências vinculadas a comportamento crítico e ativo de estratégias e práticas de compras.
    O curso é realizado em parceria com o CBEC – Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras.

    Objetivo do programa:

    Desenvolver e ampliar a capacidade técnica do profissional de compras, bem como oferecer uma visão moderna dos novos rumos e tendências da gestão de compras, suprimentos e produtos, através de conceitos, abordagens e processos decisórios direcionados a oferecer uma postura gerencial estratégica.
    Capacitação Gerencial: entendimento integrado de estruturas, recursos e processos ligados à relação entre negócios e mercados, domínio e conhecimento de alternativas estratégicas de operação e gestão de compras e compreensão de contextos mercadológicos e postura crítica e iniciativa em relação a propostas, planejamento, estratégias, planos de ação e controle de programas e práticas de compras;
    Aperfeiçoamento Profissional: entendimento estruturado e conceitual de processos de gestão, perspectiva analítica de dados e informações, como base para análise e decisões e visão sistêmica de objetivos – estratégias – práticas – resultados, enquanto plataforma de reflexão, avaliação e decisão sobre movimentos de organizações, negócios e indivíduos;
    Desenvolvimento Pessoal: habilidades de contato e relacionamento com indivíduos e empresas, vivência na busca de soluções em grupo e articulação construtiva de interesses e construção de redes de relação pessoal (networking) pela troca de experiências e trabalho compartilhado com outros profissionais em desenvolvimento;
    Evolução Organizacional: ampliação da capacidade competitiva das organizações, em função da oferta de egressos com competências para compreensão estratégica, análise consistente e postura de ação em negócios diretamente relacionados à percepção, comportamento e ação de consumidores finais, potencializando, para as empresas, aperfeiçoamento de suas intervenções e seu processo de aprendizagem, ao longo do tempo;
    Progresso Social: avanço das condições de qualidade de vida e expansão das oportunidades de realização das potencialidades dos indivíduos, como resultado da construção de competências profissionais, pessoais e organizacionais, vinculadas à qualidade dos egressos do programa.

    A quem se destina

    O programa e a gestão do MBA em Gestão Estratégica de Compras da USCS são dirigidos aos profissionais de compras com curso superior completo, profissionais que demandem conhecimento sobre gestão estratégica de compras e profissionais que já ocupam cargo de liderança em gestão de compras (ou tenham perspectivas de ocupar no curto/médio prazo).

    Metodologia

    O processo de ensino-aprendizado do MBA em Gestão Estratégica de Compras compreende os seguintes recursos:
    Aulas expositivas para fundamentação teórica, com debate sobre os conceitos e discussão de exemplos; Apresentação e discussão de casos brasileiros e internacionais de reconhecido sucesso; Realização de exercícios em sala de aula para fixação de conceitos; Método do caso, aplicados em grupos ou individualmente; Desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com defesa em banca pública.

    Sistema de avaliação

    Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
    No Trabalho de Conclusão de Curso; Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez; Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

    Corpo docente

    O corpo docente responsável pelas disciplinas do MBA em Gestão Estratégica de Compras é constituído por professores com significativa experiência profissional e acadêmica nas áreas concernentes às disciplinas lecionadas. Entre os docentes temos professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e especialistas convidados com notório saber.

    Programa

    O curso tem a duração de 480 horas divididas em 360 horas de aula e 120 horas destinadas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Considerando todas as atividades, podemos estimar um prazo máximo de 18 meses para conclusão do programa que termina com a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso.

    Matriz curricular

    O curso é composto por dois núcleos de formação, com as seguintes disciplinas:
    Núcleo de estratégia em ambiente de negócios.
    – Análise de cenários econômicos – 20h
    – Gestão estratégica de negócios – 20h
    – Negociação e técnicas de comunicação – 20h
    – Administração financeira – 20h
    – Estratégias em gestão de pessoas – 20h
    – Estratégias de marketing – 20h
    – Ética, Governança e Compliance – 20h
    – Gerenciamento de projetos – 20h
    – Metodologia científica – 20h

    Núcleo de gestão de compras e suprimentos

    – Gestão de fornecedores – 20h
    – Strategic sourcing – 20h
    – Spend & Process Analysis – 20h
    – Gestão de aquisições e contratações – 20h
    – Gestão de suprimentos e estoque – 20h
    – Gestão de serviços e infraestrutura em compras – 20h
    – Logística ambiental – 20h
    – Planejamento estratégico aplicado à gestão de compras – 20h
    – Gestão de compras internacionais – 20h
    – Trabalho de Conclusão de curso – 120h (Orientação em ambiente virtual de aprendizagem)
    – Módulo internacional – 40h (Optativo) (programação e investimento conforme informações adicionais a seguir)

    Local e horário

    As aulas são ministradas sempre nas quartas e sextas, das 19h20 às 22h40 nas instalações do Campus Pós-Graduação, localizado à Av. Goiás, 233, Centro – São Caetano do Sul ou na unidade em São Paulo, localizada à Rua Treze de Maio, 681 – Bela Vista.

    Investimento por participante*

    Opção 1) R$ 13.440,00 à vista.
    Opção 2) Dividido em 6 (seis) parcelas consecutivas no valor de R$ 2.240,00 (cada).
    Opção 3) Dividido em 12 (doze) parcelas consecutivas no valor R$ 1.120,00 (cada).
    Opção 4) Dividido em 24 (vinte e quatro) parcelas consecutivas no valor de R$ 560,00 (cada).
    (*) valores vigentes a partir de janeiro/2017.

    *Alunos formados pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul têm desconto de 10% nas mensalidades (exceto 1ª mensalidade) válido para pagamento até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.
    Associados (PJ e PF) do CBEC têm 20% de desconto, desde que estejam com a filiação em dia.

    Processo seletivo

    A seleção é constituída das seguintes etapas:
    1. Preenchimento de ficha de inscrição;
    2. Entrevista com a Coordenação de Curso;
    3. Entrega da seguinte documentação:
    a) histórico escolar;
    b) diploma de Curso de Graduação ou demais Cursos Superiores (fotocópia autenticada) ou, em caráter excepcional e provisório, a certidão de conclusão de Curso Superior, emitida por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida, na forma estabelecida no parágrafo 2º do artigo 3º;
    c) cópia da cédula de identidade;
    d) cópia do CPF;
    e) uma fotografia no tamanho 3 x 4 atual;
    f) curriculum vitae resumido.

    Inscrições:
    Teleone: 11 3774-0046
    E-mail: [email protected]