Objetivo: Proporcionar ao participante o contato com as metodologias, técnicas e ferramentas oriundas das melhores práticas de mercado na gestão eficaz de compras, de tal forma que contribua para a criação de valor na empresa. Além de desenvolver o conhecimento e as competências sobre as políticas e os processos da área, o curso auxilia o participante a compreender o departamento em forma integral, e a aplicação dos conceitos aprendidos em sua realidade diária, através de exercícios práticos. O curso apresenta também uma visão com as melhores práticas existentes no mercado, o novo perfil do comprador e o futuro da área de compras
Este curso destina-se a compradores e profissionais de compras interessados em conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre o funcionamento da área de compras, alinhado com as melhores práticas do mercado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conteúdo:
1- Introdução
I. Trajetória da Área de Compras
II. O papel de Compras na Empresa
III.O valor criado e impacto nos negócios
IV. Os objetivos do Departamento de Compras
V. Conduta ética do profissional de Compras
2- Política e Processos de Compras
I. Política de Compras
II. Normas e Procedimentos
III. Fluxo básico do processo de Compra
IV. Desenvolvimento de novos fornecedores Desenvolvimento de materiais alternativos
V. Qualificação e Seleção de fornecedores
VI. Métodos de avaliação de fornecedores
VII. Fortalecendo as parcerias
VIII. Apresentação de benchmarking
IX. Cotação
X. Monitor Econômico
XI. Avaliação das Cotações (RFI, RFQ e RFP)
XII. Exercício aplicado
XIII. Negociação
XIV. Total Cost of Ownership
XV. Exercício aplicado
XVI. Contratos
XVII. Contratação de Produtos
XVIII. Contratação de Serviços
XIX. Exercício aplicado
XX. Estrategic Sourcing
3- Compras no mercado Externo
I. Processo de Importação
4- Ferramentas de e-procurement
5- O novo perfil do profissional de Compras
I. Habilidades necessárias
II. Sustentabilidade na Área de Compras
III. Filme a História das Coisas
IV. Logística Reversa
V. Apresentação de projeto de Sucesso
6- Montando um Plano Operacional
I. Exercício aplicado
7- Medindo a Performance da Área de Compras
I. O que medir
II. Compilação dos dados
8- Melhores Práticas nas Áreas de Compras Apresentação de Projetos de Sucesso
I. Estoque Zero
II. Desperdício Zero
III. Outsourcing de Impressão
IV. Mesa de Compras
9- O Futuro da área de Compras
I. Desafios do profissional do setor
Inscrições: +55 (11) 3774-0045 e (11) 3774-0046 | E-mail: [email protected]